Hackathon do Colégio Porto trará desafios sobre saúde, energia e consumo responsável
- 8 meses atrás
- 2 minutos
Projeto interdisciplinar, dinâmico e criativo promove integração dos estudantes e aprimoramento das relações humanas
Boa saúde e bem-estar, energia acessível e limpa, consumo e produção responsáveis. Pautas que estão em foco, fazem parte da Agenda 2030 da ONU, dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), e que são temáticas da edição 2024 do Hackathon Colégio Porto. Um projeto interdisciplinar, dinâmico, criativo e inspirador, que promove a integração dos estudantes com foco no trabalho em equipe, liderança, gestão do tempo e aprimoramento das relações humanas.
A iniciativa ocorrerá nos dias 04 e 05 de abril, no Colégio Porto, para alunos do 6º ano a 2ª série. Das 7h10 às 17h e das 07h10 às 12h30, respectivamente. “Todos os estudantes envolvidos nesta imersão criativa, formaram e nomearam as suas equipes com até 06 componentes. Eles tiveram um período para pesquisar sobre os ODS aqui apontados e, nos dias em que o Hackathon Colégio Porto acontecer, com empenho, dedicação, criatividade e trabalho em equipe, irão apontar as possíveis soluções para situações problemas reais da nossa sociedade”, explica a orientadora pedagógica Kennia Ísis, coordenadora do Hackaton Educacional do Colégio Porto.
Na edição deste ano, o Colégio Porto manteve e aprimorou a parceria firmada em 2023 com o SEBRAE/RN, otimizando ainda mais a experiência no Hackathon. “Ter essa entidade conosco fortalece o que tem sido construído. As capacitações e o que tem sido proposto impulsionam os aprimoramentos das habilidades e reforça todos esse trabalho de desenvolvimento sustentável que já trabalhamos em sala de aula”, pontua a orientadora pedagógica.
O Hackathon nasceu nos Estados Unidos, no limiar do século XX, como uma maratona de programação. Mas, no decorrer do século XXI, passou por inúmeras transformações. Hoje, é uma metodologia de busca de solução de problemas a partir de soluções inovadoras, em que os participantes atuam com “a mão na massa”, por meio da experiência direta e prática, com o uso da tecnologia aliada às habilidades e competências de organização e colaboração, essenciais para os dias atuais.
No Colégio Porto, o Hackathon promove as hard skills (habilidades associadas ao conhecimento e a técnica) e as soft skills (conjunto de habilidades e competências relacionadas ao comportamento humano), com incentivo à criatividade e a solução de problemas.